Site Loader
Aplicativos de Android perigosos e que devem ser evitados

Atualmente encontramos milhares de aplicativos disponíveis para download em dispositivos Android. 

E isso mostra como o mercado de desenvolvimento de aplicativo para celular vem progredindo nos últimos anos. 

Muitos deles são bastante úteis. Assim, eles facilitam a vida de seus usuários, sendo requisitados por muitas pessoas.

Já outros se popularizam por serem divertidos, interativos e viciantes, como alguns jogos ou quizzes.

Mas você sabia que em meio a tantos apps formidáveis, existem alguns que podem danificar o seu aparelho celular e até mesmo roubar seus dados. 

A boa notícia é que nos últimos tempos o Google melhorou muito suas estratégias de segurança, dificultando que aplicativos maliciosos sejam veiculados na Play Store

Entretanto, é sempre bom ficar atento! Alguns desenvolvedores ainda conseguem driblar o sistema e disponibilizar apps maléficos para download. 

Pensando nisso, resolvemos elaborar uma listinha com os aplicativos de Android mais perigosos. Desse modo, você fica sabendo quais deles deve evitar. Acompanhe:

Antivírus

Apesar desse tipo de aplicativo, na teoria, servir para deixar o seu smartphone mais seguro, ele pode representar grande perigo.

Isso porque os antivírus, geralmente, garantem acesso a todos os seus dados e arquivos, o que representa um grande risco.

Além disso, muitos deles podem te enganar dizendo que um vírus foi encontrado em seu telefone a fazendo com que você baixe arquivos desnecessários e danosos ao aparelho. 

Mas é interessante dizer que nem todos os apps Antivírus são ruins. Existem aqueles que realmente cumprem com a funcionalidade prometida.

Mas, para encontrá-los, é necessário procurar aqueles desenvolvidos por companhias conhecidas e confiáveis, realizando uma prévia pesquisa antes de instalar.

Aplicativos de limpeza e impulso da memória

Muitas pessoas baixam esse tipo de aplicativo pensando que ele irá aumentar a velocidade de seu telefone e liberar uma quantidade de memória preciosa para salvar aquele vídeo ou foto com a família, amigos ou com o crush.

Entretanto, infelizmente, em muitos casos estes indivíduos estão errados. Isso porque, além de não terem nenhum efeito real na rapidez do telefone, eles ainda podem danificar bastante o dispositivo.

Esses apps podem conter malwares extremamente perigosos, além de obter fácil acesso a todos os seus dados, podendo utilizá-los para o que bem entender.

O ideal é que você lembre que os sistemas Android só possuem fotos, vídeos e arquivos que você mesmo baixou. Assim, é bastante simples o próprio usuário excluí-los caso julgue necessário.

Aplicativos para impulsionar a bateria

Este é mais um aplicativo que promete coisas bem improváveis. É bem difícil que uma ferramenta consiga impulsionar a bateria de seu celular.

Assim este tipo de aplicativo geralmente desgasta ainda mais a carga de seu aparelho, além de possuir diversos anúncios duvidosos. 

Nesse caso, não existem excessões. Portanto, o ideal é você evitar os aplicativos para impulsionar a bateria a todo custo. 

Imitações de jogos clássicos famosos

É até normal encontrar imitações de jogos consagrados na Play Store. Principalmente quando eles viralizam e estão em seu auge.

Geralmente eles se apresentam como uma versão gratuíta do original. Contudo, não se deixe enganar, eles não são tão bonzinhos assim.

É comum que nesses joguinhos sejam colocados diversos malwares que invadem o smartphone de quem os instala.

Logo, a dica é permanecer bem longe de qualquer jogo ou até mesmo aplicativo que se passe por outro.

Vale lembrar que isso também acontece bastante com jogos que são disponíveis apenas para outras plataformas mas são adaptados para os smartphones. 

Baixe apenas aplicativos disponíveis na Play Store

A dica final, que não deixa de ser muito importante é: Baixe apenas os aplicativos disponibilizados pela Play Store. 

Pode parecer simples, mas muitas pessoas procuram aplicativos fora da plataforma, o que é bastante perigoso. 

Você deve ter em mente que o Google verifica todos os apps que entram em sua loja, fazendo com que eles sejam muito mais seguros.

Caio